Os planos de melhorias apresentados pelas operadoras de telefonia móvel TIM,
Claro e Oi à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a liberação das
vendas de novos chips trazem compromissos de diminuição dos índices de
reclamações de clientes até 2014. Os planos das empresas foram divulgados hoje
(3) pela Anatel.
A TIM, que foi proibida de vender em 18 estados e no Distrito Federal, prevê
redução de 3% nos índices de reclamações de rede no final de 2012, de 25%, em
2013, e de 44%, em 2014, em relação ao primeiro trimestre deste ano. A operadora
promete investir R$ 8,2 bilhões até 2014 e, em 2012, estão planejados 3,5
bilhões, sendo que R$ 451 milhões alocados para a melhoria da qualidade do
serviço de telefonia em função da medida cautelar da Anatel.
O plano de atendimento da Oi, que foi suspensa em cinco estados, prevê
diminuição de 42% no indicador de reclamações na Anatel até 2014. Ela também
quer aumentar de 89,8% para 95% o índice de completamento de chamadas. A
operadora prometeu investir cerca de R$ 5,5 bilhões nas redes 2G, 3G e 4G até
2014, sendo cerca de R$ 1,7 bilhão exclusivos para melhoria de qualidade da
rede.
A Claro, que teve a venda cancelada em três estados, se comprometeu a
aumentar as metas de completamento de chamadas e resposta ao usuário, e reduzir
as quedas de ligações. Segundo a Anatel, a meta da operadora é investir R$ 6,3
bilhões até 2014. Para este ano, o orçamento é R$ 3,5 bilhões para garantir a
prestação dos serviços.
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