terça-feira, 14 de agosto de 2012

STF descarta inclusão de Lula no mensalão


A inclusão do ex-presidente Lula na ação penal do mensalão, pedida pela defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, é descartada por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Reservadamente, os ministros lembraram que já decidiram em quatro oportunidades não incluir o nome do ex-presidente na ação penal. Esta seria a quinta vez.

O ministro Marco Aurélio Mello afirmou não cabe ao tribunal acrescentar nomes à ação penal. Se fosse o caso, argumentou o ministro, o então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, deveria ter denunciado o ex-presidente, segundo reportagem da Agência Estado.

“O Judiciário não tem a iniciativa de abrir uma ação penal contra quem quer que seja. O Supremo atua mediante provocação da ação penal. A Procuradoria-Geral da República tinha conhecimento do que estava nos autos”, afirmou Marco Aurélio. Marco Aurélio disse ainda que não cabe aos ministros “puxar a orelha” do procurador-geral da República por não ter incluído o nome de Lula entre os réus do mensalão.

Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário